Abordagem teórica e prática de conceitos e concepções para o desenvolvimento de projetos de pesquisa escolar situada, realizada com a parceria de professores e alunos em um ambiente colaborativo de aprendizagem. O curso conta com a cooperação técnica da Embrapa Territorial e com a disponibilização dos dois volumes do "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas", assim, as pesquisas desenvolvidas pelas escolas durante o curso devem estar relacionadas ao conteúdo do Atlas, promovendo o estudo do lugar onde a escola está inserida, seu entorno, seu bairro ou a RMC. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos de pesquisa escolar como princípio educativo, visando o fortalecimento de uma postura investigativa, a elaboração de projetos coletivos e ações que reflitam em mudanças na escola e/ou seu entorno. Dessa forma, o curso objetiva potencializar as ações realizadas nas Unidades Educacionais em direção à reorganização curricular abordando e fazendo relações com temas como meio ambiente, cartografia, cultura digital e multiletramentos. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação em eventos internos para a socialização dos materiais produzidos e dos saberes elaborados.